Umectação: A solução para suas pontas ressecadas do cabelo

Um dos principais problemas de cabelo está ligado as pontas. Se não é quando elas estão duplas, as mesmas podem estar muito ressecadas e isso faz com que destoe do restante do cabelo.

Há quem “resolva” esses problemas cortando o cabelo, mas é possível reverter a situação, principalmente em relação ao ressecamento, com uma técnica conhecida como umectação.

Quem possui cabelos mistos, ou seja, raízes oleosas e pontas ressecadas, acaba sofrendo mais, já que precisa fazer um tratamento específico para as pontas.

Neste caso de cabelos mistos, as pontas ressecadas acontecem muitas das vezes por falta de proteção solar, falta de hidratação, muita química ou o simples fato dos nutrientes não chegarem até a ponta dos fios.

Umectação

Mas para este e praticamente todos os casos é possível “apelar” para a umectação. Essa técnica é normalmente a única solução para aquelas que já utilizam reparadores de pontas, silicones e outros produtos com efeito imediato, mas sem duração prolongada.

Mas o que é a umectação? Essa técnica nada mais é do que um banho de óleo nas pontas ressecadas. Ele é super indicado para repor a umidade, hidratação, dar brilho, maciez e diminuir o volume dos fios.

A técnica é feita com óleo vegetal puro.

Benefícios

Entre os benefícios da umectação estão:

  • Diminuição de caspa;
  • Fortalecimento;
  • Nutrição e hidratação dos fios;
  • Remoção de resíduos dos fios;
  • Para quem não tem o couro cabeludo oleoso, contribui para a redução da queda de cabelo;
  • E estimula o crescimento capilar.

Óleos vegetais que podem ser utilizados

Entre as opções disponíveis no mercado, as mais comuns são:

1. Óleo de oliva

Esse óleo vegetal é clássico, encontrado até em supermercados. Ele conta com um antioxidante natural e emolientes que hidratam e dão brilho aos fios.

2. Óleo de Argan

Outro óleo conhecido, porém é encontrado apenas em casas de produtos naturais, é o óleo de argan. Ele também é um excelente antioxidante natural, rico em vitamina E e ácidos graxos ômega 6 e 9.

Ele é ótimo para a cicatrização e combate à irritação no couro cabeludo. É um ótimo hidratante natural.

3. Óleo de jojoba

Esse é um dos mais poderosos dos três, pois é indicado para todos os tipos de fios, inclusive oleosos. É um óleo de textura mais leve e muito nutritivo, fazendo com que as pontas ressecadas ganhem vida novamente.

Técnica Dedoliss: O que é? Como fazer?

Como é feita uma umectação capilar?

Esse procedimento é feito utilizando um óleo vegetal, podendo ser os citados acima ou outro que você quiser.

Passe o óleo nos cabelos secos, normalmente apenas nas pontas e faça uma massagem. Então deixe o óleo agindo por pelo menos 60 minutos. É indicado que você coloque uma touca de banho para não grudar sujeira neste período (pó e outros).

Depois é só lavar os cabelos com o seu shampoo comum e pronto. Repita esse processo apenas uma vez por semana, até que os fios estejam completamente hidratados e não apresentem mais ressecamento.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais