Rachaduras nos pés: Três passos para acabar com elas

A sustentação de nosso corpo, os pés, precisam de uma atenção especial para que não venham a desenvolver rachaduras.

Elas podem surgir por uma consequência de fatos como o atrito de nos aguentar durante o dia todo, a poeira e a falta de hidratação do corpo. Mas há também fatores genéticos e doenças como a diabetes, obesidade e outras comorbidades que podem complicar ainda mais.

Essas rachaduras normalmente ocorrem nos calcanhares e caso fiquem muito evidentes, podem além de dores agudas, permitirem a entrada de corpos estranhos, como bactérias no seu corpo.

Mas hoje no Blog das Marias nós vamos apresentar um passo a passo bem simples de como acabar de vez com as rachaduras.

PS: Se o seu caso estiver mais agravado, procure um dermatologista urgentemente.

Perfumes para cabelo: Conheça 8 opções para deixar seus cabelos cheirosos!

Sapatos

Antes de conhecer os passos de como amenizar e acabar com as rachaduras nos pés, saiba que um passo simples e importante para ajudar na redução é utilizar as vezes um sapato aberto, onde a pele possa respirar.

Mas este sapato não pode ser tão aberto, principalmente se as rachaduras estiverem extensas pela possibilidade do acesso de bactérias através delas.

Então você vai precisar saber dosar entre aqueles que deixam seus pés respirarem e aqueles com meias e mais fechados.

Tirando as rachaduras dos pés

São três passos bem simples:

1: Escalda pés

Você já deve ter escutado sobre escalda pés. É importante que você tome um banho antes e faça-o de preferência na hora de dormir, para não ter mais contato fora da casa e jamais pise no chão gelado após ele.

Coloque água quente em uma bacia, onde a temperatura permita que você aguente ficar com os pés dentro da bacia. Preencha cerca de 10 centímetros de altura da bacia.

Então coloque uma colher sopa de limão e uma colher de creme hidratante da marca que achar melhor. Misture e então deixe os seus pés de molho por 15 minutos. Se a água começar a esfriar muito, acrescente um pouco mais de água quente (não pise no chão em, o ideal é deixar uma chaleira próxima).

2: Tirando a pele morta

Assim que deixar os seus pés de molho, seque-os com uma toalha bem limpa. Caso a pele esteja grossa, use uma pedra pomes ou lixa para os pés para retirar a camada de pele morta, ou seja, o excesso.

Não force demais para não machucar as rachaduras, é apenas o excesso.

3: Hidratação

E por fim vamos hidratar os nossos companheiros. O mesmo hidratante que você usou no escalda pés, ou outro que seja específico para a pele dos pés, podem ser aplicados para fornecer os nutrientes para esse pedaço de pele com rachaduras.

Para quem não tem um hidratante específico ou prefere algo mais natural, pode utilizar uma mistura de óleo de coco com açafrão.

Então massageie os pés espalhando bem o hidratante e coloque as meias. Deite e no outro dia seus pés estarão melhores. Faça ao menos três vezes na semana este passo a passo.

Tome bastante água todos os dias.