Principais causas de uma dor de cabeça

As causas de uma dor de cabeça podem ser as mais variadas, principalmente nestes períodos mais reclusos.

Mas a grande maioria das dores de cabeça podem ser sinais de um outro problema no seu corpo, desde os mais leves até os mais graves.

Para tratar da dor de cabeça é preciso tratar da origem deste problema.

Possíveis causas de uma dor de cabeça

Precisamos levar em consideração o tipo de dor de cabeça. Ela pode ser latejante, uma pontada, de baixa ou alta intensidade, o local da dor, se ela apresenta uma pressão na cabeça, qual o período de duração, quais são as frequências, se alguma atividade leva você a ter essa dor e outros.

As causas mais comuns são originadas pelo estresse, ansiedade, falta de sono e cansaço.

Seus lábios merecem uma atenção especial em relação a hidratação!

Entre as principais causas de uma dor de cabeça estão:

1. Calor

A incidência de sol por muito tempo na cabeça ou no corpo, bem como o calor excessivo, levam à desidratação. Essa desidratação ocasiona uma dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro, o que pode ocasionar a dor de cabeça.

2. Tensão, ansiedade e estresse

A dor de cabeça na maioria dos casos pode ser causada por picos de estresse, ansiedade e até mesmo momentos de tensão.

3. Noites mal dormidas

Caso você tenha tido uma noite ruim de sono, o cansaço pode causar uma grande dor de cabeça.

4. Problemas de visão

Neste mundo onde passamos muito tempo de frente para as telas, é “comum” desenvolvermos problemas de visão. O esforço para manter os olhos focados em enxergar algo, pode ocasionar dores de cabeça nas fontes ou acima dos olhos.

5. Excesso ou falta de alimentação

Há alimentos que contribuem para as dores de cabeça, pois ativam outros problemas de seu corpo. Quem sofre de enxaqueca logo após comer alimentos com glúten, frituras e leite, podem ter dores de cabeça.

O consumo excessivo de alguns alimentos, que se tornam um vício como o café, por exemplo, podem ocasionar dores de cabeça tanto pela falta dele como pelo excesso.

Ficar muito tempo em jejum também causam picos de hipoglicemia e uma das consequências é a dor de cabeça.

O alto consumo de açúcar também causam picos dos níveis glicêmicos, onde exige um pouco mais do corpo para manter os níveis estáveis. Entre os mecanismos de “controle” esta a produção elevada de catecolaminas, aumentando a frequência cardíaca, o que pode aumentar a vasodilatação e gerar enxaquecas.

6. Excesso de toxinas

Há quem tenha dificuldade de eliminar toxinas através do fígado, rins, sistema digestivo ou pelo suor. Essa dificuldade ocasiona dores de cabeça porque as toxinas modificam as células, permitindo que sejam atravessadas as barreiras cerebrais, o que lhes causam dores.

As alterações nos vasos sanguíneos da cabeça por conta destas toxinas, acabam provocando além das dores de cabeça, algumas mudanças na visão.

7. Ranger os dentes a noite

Quem sofre de bruxismo tende a ter dores de cabeça durante o dia. Isso porque a articulação da mandíbula acaba sendo afetada.

8. Anticoncepcionais

O desequilíbrio hormonal acaba provocando fortes dores de cabeça. É preciso que o seu médico indique um anticoncepcional adequado para o seu ciclo para evitar este problema.

9. Perfumes

As células nervosas do nariz são fortemente ativadas ao sentirem fortes aromas. É um mecanismo de defesa, onde o corpo responde através da dor indicando que você deve evitar tal aroma.

Muitas enxaquecas começam a partir do momento que você respira algum odor/cheiro. Para descobrir qual deles está ocasionando o problema, você vai precisar criar uma rotina de fragrâncias ao longo do dia e ir eliminando uma por uma ao longo dos dias.

10. Sinusite

A sinusite é um dos principais problemas ligados a dor de cabeça. Ela ocorre após uma inflamação na altura dos olhos, bem próximo ao centro da testa.

Normalmente junto com a dor de cabeça da sinusite também aparecem problemas nasais como coriza, secreções e entupimento do nariz.

11. Enxaquecas

Essas são dores de cabeça que podem durar várias horas. Há quem seja sensível a barulhos, luzes fortes, visão alterada e até mesmo náuseas.

Procure seu médico

Independente dos sintomas, quem poderá afirmar a causa de sua dor de cabeça é o seu médico. Através de exames clínicos será possível definir qual a origem do problema e qual o melhor tratamento.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais