Vivemos em um momento onde a perda de libido é algo mais comum, já que a convivência do casal aumenta e por estarem juntos todos os dias, o interesse sexual acaba diminuindo.
Essa perda de libido até certo ponto é considerada normal, mas é possível que existam outros fatores para a diminuição de relações.
Podemos classificar os casais em três opções. Um onde a frequência continua a mesma, pois a rotina permanece praticamente a mesma de antes do isolamento, principalmente em relação ao cotidiano de trabalho home office.
Outros que estão sofrendo com a adaptação dentro de casa, já que não conviviam a muito tempo juntos, onde além do sexo, também encontram problemas em relação a outros comportamentos.
E também existe uma terceira opção, onde os casais estão aproveitando a convivência contínua para explorar mais o apetite sexual, o companheirismo e a execução de tarefas que até então não eram possíveis pela correria do dia a dia.
Em uma destas três situações você deve se enquadrar. Mas para aqueles que acabaram perdendo o desejo, confira um pouco mais sobre este assunto a seguir.
Conheça as vantagens do absorvente de pano e principais dicas!
Principais causas para a perda de libido
Podemos classificar a perda de libido em relação a fatores como:
- Hormonal;
- Distúrbios psicológicos;
- Desenvolvimento de doenças;
- Obesidade;
- Medicamentos.
1. Hormonal
Conforme o ser humano avança em idade, seus hormônios sexuais sofrem alterações. As alterações de estrogênio e testosterona, normalmente ocorrem a partir dos 40 anos nos homens e no período da menopausa das mulheres.
Se as alterações hormonais ainda estiverem combinadas com vícios como o álcool, tabagismo e drogas, os efeitos são ainda maiores.
2. Distúrbios psicológicos
Por conta de toda essa novidade, o psicológico acaba sendo muito afetado e isso provoca problemas em grande parte das relações.
Há uma forte diminuição de libido se a convivência não é das mais agradáveis, principalmente se há problemas financeiros, brigas, desenvolvimento de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e também o estresse diário.
3. Doenças
Com a pressão alta, diabetes e outras doenças crônicas, o libido acaba diminuindo. Nos homens algumas destas condições acabam ocasionando problemas de ereção e o medo diminui ainda mais o libido.
4. Obesidade
Quando há um desequilíbrio no peso, os níveis hormonais acabam ficando descontrolados também. E em muitos casos a obesidade está diretamente ligada a diminuição de produção dos hormônios sexuais, diminuindo o libido.
5. Uso de medicamentos
Alguns remédios como antidepressivos tendem a mexer com o psicológico e afetar o apetite sexual. É sempre importante observar os efeitos colaterais prováveis antes de utilizar qualquer medicação.
Buscando ajuda
Precisamos tratar cada caso de maneira diferente, onde existe um tratamento específico para cada caso.
Uma solução inicial é a realização de exames para verificar os níveis hormonais. Faça também uma alimentação mais balanceada e até mesmo uma reeducação alimentar.
Pratique exercícios físicos regulares, isso pode te ajudar a dar mais fôlego e apetite na hora H. Evite ações no dia a dia que te provoquem estresse e outros fatores prejudiciais para a saúde.
Inove na hora da relação.
E também sempre que necessário busque ajuda profissional.