O que são Sulfatos e Triclosan dos produtos de beleza?
Triclosan e sulfato são ingredientes comuns nos cosméticos de beleza, mas você sabe o que são eles?
Pode parecer em um primeiro momento que eles são algo nocivos para a pele, mas fique tranquila, hoje você irá tirar suas dúvidas sobre esses elementos.
Entendendo sobre Triclosan e Sulfatos
Na formulação da maioria dos produtos você irá encontrar esses nomes:
1. Triclosan
O comum triclosan é um conservante usado há muitos anos por empresas de cosméticos. Ele é um dos ingredientes de condicionadores, shampoos, sabonetes e outros itens de limpeza.
Sua função é manter os produtos sem bactérias e fungos, graças a sua composição antisséptica.
Ele conta com funções específicas dependendo do produto final. Nas pastas de dente, contribui para a prevenção de gengivites, em desodorantes contra bactérias causadoras de mau cheiro, em shampoos age contra bactérias gram negativas e as gram positivas.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite que até 0,3% do total da formulação contenha triclosan. Produtos que seguem essa norma e consumidores que não abusam das prescrições, não apresentam problemas na pele, mesmo para aqueles que são aplicados diretamente sobre ela.
Como cuidar melhor da saúde intestinal feminina?
2. Sulfatos
Os sulfatos são nada menos do que uma grande variedade de sais minerais. Nos produtos de higiene, eles são os responsáveis por ajudar na remoção de excesso de oleosidade (desde que o uso seja conforme prescrição da embalagem).
Um dos mais conhecidos no mundo dos cosméticos e itens de higiene é o Lauril sulfato de sódio. Ele funciona como um detergente e é comum nos shampoos e sabonetes.
Mas produtos com lauril não é indicado em grandes quantidades principalmente aos cabelos, pois ele elimina a oleosidade, mas ao longo do tempo deixa os fios secos e quebradiços.
Nas embalagens você pode encontrar ele descrito como SLS (sodium lauryl sulfate).
Em pessoas mais sensíveis o lauril pode causar irritação na pele e/ou olhos, mas ele segue as normas de segurança da Anvisa e outros órgãos de regularização, permitindo o seu uso.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.