Você já acordou na madrugada suando muito? Os lençóis ficam molhados e normalmente essa situação não é muito agradável.
Os casos “comuns” desse suor noturno são em noites muito quentes ou quando há febre, mas existem situações em que tudo está bem e mesmo assim este fenômeno do organismo ocorre.
Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre este tema aqui no Das Marias que afeta muito mais gente do que você pode imaginar.
Prováveis motivos de um suor noturno
A transpiração excessiva também pode ser proveniente das seguintes opções:
1. Ambiente sem ventilação
O local onde você dorme pode ser o motivo do suor excessivo. É preciso que ele tenha ventilação. Não feche as portas impedindo que o vento circule, isso fará com que a temperatura do ambiente aumente e então não ocorra a sudorese excessiva.
Em dias mais quentes, desde que esteja em um ambiente seguro, deixe as janelas entre abertas também.
2. Muitas cobertas
No frio é comum usarmos muitas cobertas e isso naturalmente faz com que você transpire muito a noite, afinal a pele precisa respirar.
Tanto o excesso de cobertores como o uso de pijamas feitos com tecidos mais grossos podem causar uma hipertermia. Use pijamas e cobertas confeccionados com tecido de seda ou algodão.
3. Mudanças hormonais
Alterações hormonais, principalmente nas mulheres, no período da menopausa, podem causar o suor excessivo. Outras fases da vida que costumam ter muitas mudanças hormonais, como a gravidez ou adolescência também pode desenvolver esse problema.
Problemas na tireoide e outras alterações hormonais também podem desencadear uma sudorese noturna.
4. Hiperidrose
A hiperatividade das glândulas sudoríparas pode ser uma condição “natural” do seu corpo. O efeito aumenta ainda mais quando estamos em repouso.
Uma solução é logo após o banho utilizar um antitranspirante. Os sais de alumínio se dissolvem sobre a pele formando uma camada de gel protetor, o que impede temporariamente que a pele produza muito suor.
5. Problemas na alimentação
O corpo precisa manter a temperatura ideal e a ingestão de alimentos termogênicos, sejam eles muito gelados ou muito quentes, fazem com que a temperatura do organismo sofra alterações e desencadeie uma produção excessiva de suor.
Quem faz o consumo excessivo de bebida alcoólica ou do tabaco, também pode agravar a situação. Neste caso o ideal é evitar os alimentos de temperaturas extremas, tomar bastante água e evitar o consumo de álcool e cigarro.
Muito tempo sentado? Meias de compressão melhoram a circulação!
6. Doenças
A diabetes ocasiona uma alteração metabólica, ao reduzir ou elevar muito o nível de glicose no sangue. E esse fato acaba desencadeando uma sudorese noturna.
Outros problemas podem desencadear febre. Sempre busque ajuda médica nestes casos.
Evite a sudorese noturna
A melhor opção para evitar esse problema, desde que não existam outros mais graves desencadeando esta situação é utilizando um desodorante antitranspirante sobre a pele, principalmente axilas.
Antes de dormir tome seu banho normalmente e seque bem o corpo. Passe o desodorante, principalmente nas axilas e coloque um pijama feito em algodão ou outro tecido leve.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.