Vivemos um momento onde as crises de ansiedade acabam sendo algo muito comum. A correria do dia a dia, incertezas sobre o futuro, estresse e outros fatores, desencadeiam esse problema com muita facilidade.
Nas primeiras crises, a situação acaba gerando pânico, pois há uma sensação de morte, pois sentimos falta de ar e a impressão é que a única solução seria ir correndo para o hospital.
Mas com o passar dos dias, principalmente para aqueles que buscam ajuda profissional precocemente, as crises acabam perdendo o seu forte efeito e é possível lidar muito melhor com elas no dia a dia.
Principais sintomas de uma crise de ansiedade
Para quem nunca teve uma crise, saiba que ela desencadeia sintomas como:
- Hiperventilação, problema para respirar e sensação de sufocamento;
- Sudorese;
- Palpitações;
- Eventuais tremores;
- Boca seca;
- Desconfortos abdominais, no peito e até náuseas;
- Confusão mental;
- Sensação de morte eminente.
- Como o próprio nome cita, uma ansiedade incontrolável.
Dicas para lidar com uma crise de ansiedade
Quando os sintomas começam a serem sentidos, o primeiro passo é manter a calma. Fique pensando que “não é nada demais” e que logo irá passar. Se desesperar, acaba potencializando os efeitos e aí é que o problema demora ainda mais para passar.
O mais indicado é praticar uma caminhada assim que os primeiro sintomas aparecerem. Caminhar e pensar em coisas alegres, contribui para tirar o foco da crise.
Depois tome um banho, deixando bastante água escorrer na nuca. Feche os olhos e sinta o poder da água caindo em sua cabeça. Isso fará você relaxar.
Esses são os primeiros procedimentos quando uma crise começa.
No dia a dia você precisa evitar alimentos que contribuem para que a pressão suba. Evite a alta ingestão de cafeína e outros que podem “ativar” uma irritabilidade. Em vez de café, opte por um chá de camomila, por exemplo.
Dicas para reduzir queda de cabelo durante a menopausa.
Inspire e respire
A falta de ar vai te deixar ainda mais em crise. Desenvolva uma técnica de respiração, onde você inspira e respira devagar, consciente de que fazer isso com calma irá trazer benefícios para os minutos restantes de uma crise.
Aprenda a lidar com sua crise através da psicoterapia
Porém não são todos que conseguem controlar as crises ou erradicá-las de suas vidas. Uma boa maneira de melhorar isso é com sessões de psicoterapia.
Ela ajuda no tratamento de crises de ansiedade e também no controle do estresse. O profissional irá investigar possíveis problemas emocionais por trás do seu distúrbio.
Há uma terapia chamada Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que é muito usada para o tratamento de crises de ansiedade e depressão.
Nela o paciente é ensinado a como reagir aos seus sentimentos, principalmente aqueles ligados ao “girar da chave” de uma crise de ansiedade.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.