O hábito de consumir alimentos e produtos mais naturais e sustentáveis está em bastante evidência nos últimos dias. Vivemos uma era onde se preocupar com a natureza passou a ser prioridade.
Mas é preciso sempre levar em consideração os benefícios e malefícios de certos hábitos, pois nem tudo o que se diz é verdade não é mesmo?
No mundo da higiene existem milhares de dicas, inclusive diversas delas são de desodorantes naturais.
E entre as opções mais comuns desta grande rede é a receita caseira composta por leite de magnésia ou hidróxido de magnésia (Mg(OH)2), para os químicos.
Mas quais são os seus verdadeiros efeitos na região das axilas? Confira este artigo especial que preparamos aqui no Das Marias.
Usando o Leite de Magnésia como desodorante natural
O cheiro das axilas nada mais é do que uma secreção (suor) das glândulas apócrinas e écrinas, das quais expelem um composto de ácidos, sais minerais, ureia, cloreto de sódio e outros elementos, onde o objetivo é regular a temperatura corporal.
Mas esse líquido expelido pelo corpo não conta com cheiro forte. O problema está nas bactérias presentes em nossa pele. Em áreas quentes e úmidas como axilas e virilhas, essas bactérias acabam se alimentando do suor e liberando substâncias como o ácido isovalérico e metanotiol, esses sim contam com mal cheiro.
Pronto, descobrimos que são as bactérias e seus ácidos que são os responsáveis pelo odor ruim, então agora resta saber se o Leite de Magnésia seria capaz de eliminar esse problema.
Muitos acreditam que o produto seja capaz de neutralizar o pH, colocando um fim às bactérias. Mas acontece que o leite de magnésia é alcalino, eliminando sim as bactérias, mas tanto as boas como as ruins, deixando a pele nestas regiões muito vulneráveis.
Principais dúvidas sobre Skincare.
As bactérias boas formam uma proteção contra agentes externos e eliminando-as pode desencadear um processo de alergia e/ou irritação.
Melhor é o desodorante antitranspirante
O desodorante mais seguro para as axilas é o com efeito antitranspirante. Por mais que você queira usar algo natural, pessoas com hiperidrose, ou seja, suor excessivo, precisam utilizar algo que evite a produção de suor nestas áreas e não que acabe com as bactérias.
Ao usar um desodorante antitranspirante ele cria uma camada protetora, onde controla a quantidade expelida de suor, deixando esta região seca e livre do mau odor.