Depilação do buço: Principais cuidados

A depilação de buço é um procedimento comum entre as mulheres, porém é preciso ter alguns cuidados para não causar irritação e problemas de pele.

Existem hoje diferentes técnicas para depilar o buço, indo desde cera fria, morna ou quente, até mesmo a clássica depilação com pinça.

Confira neste artigo quais os principais cuidados com essas técnicas e saiba mais sobre elas.

Principais cuidados em relação à depilação de buço

Você precisa realizar ações antes e após a depilação para evitar manchas, irritações, reações alérgicas, feridas e outros problemas que possam ocorrer e que estejam diretamente ligados ao procedimento.

Entre as principais dicas estão:

Pré depilação

Na pré depilação, lave bem o rosto com água e sabão e se for necessário prepare a pele com um hidratante.

Pós depilação

Depois de realizar o procedimento o mais recomendado é aplicar cremes hidratantes e protetor solar. Evite ficar exposto ao sol por pelo menos um dia.

Se não cuidar com a incidência de raios UVA/UVB a área pode ficar manchada.

Manchas

Para evitar manchas além dos cuidados com o sol, peles mais sensíveis podem ter uma reação inflamatória, gerando manchas que são conhecidas como hiperpigmentação.

Você precisa evitar o uso de produtos a base de álcool e outros reagentes fortes, para não irritar ainda mais a pele. Água e sabão hidratante é o suficiente.

Foliculite

A foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Na depilação ela pode ser resultado de inflamação dos pelo encravados.

Limpe sua pele com produtos que tenham em sua formulação princípios ativos calmantes.

Sempre siga as orientações do seu dermatologista.

Manteiga Corporal: Dicas e sugestões!

Diferentes tipos de depilação do buço

Confira algumas das técnicas mais comuns para esta área:

Depilação com cera fria

É conhecida como cera fria aquela que é aplicada com uma fita adesiva cujo a cera está em temperatura ambiente. É um método não muito interessante para o buço.

Isso porque causa irritação na pele e é um dos métodos mais doloridos. Ela também arranca os pelos superficialmente.

Mas é uma das melhores opções para quem tem pele sensível e que mancham com facilidade, pois a falta de calor só proporciona uma vermelhidão instantânea que logo some.

Depilação com cera morna

Normalmente esse tipo de cera é feita com cera de abelha. Essa depilação costuma ser a menos dolorida. É também muito eficaz e dificilmente vai causar manchas na pele.

Depilação com cera quente

Já a cera quente é a mais eficaz pois arranca os pelos pela raiz, já que os poros são abertos. Mas é uma técnica que pode comprometer a camada externa da pele, pois ao puxar, além do pelo, pode arrancar partes da pele.

Isso faz com que ela possa ficar ressecada, causar queimaduras e formar feridas.

Evite reutilizá-la pois pode causar infecções.

Mas essa é a que causa menos dor.

Creme depilatório

Existem também cremes depilatórios, que são bem práticos e você não sente dor nenhuma. Mas como não arranca pela raiz, os pelos crescem mais rapidamente.

Eles não são indicados para peles muito sensíveis e para grávidas, já que é basicamente um produto químico que “dissolve” os pelos.

Na pinça

Esse método é indicado para quem tem poucos pelos no buço. É uma técnica demorada e dolorida. Sem contar que a depilação não fica perfeita, pois tem pelos que são praticamente invisíveis, mas que mais tarde se tornam visíveis.

Linha

A depilação por linha egípcia e outras técnicas que usam linha para arrancar os pelinhos do buço é muito comum também.

É uma boa opção pois arranca os pelos pela raiz e contribui para que os fios cresçam demoradamente.

Ela também é super higiênica e dificilmente irá arrancar a barreira cutânea, já que o método é feito superficialmente, sem a necessidade de grudar nada.

Só tome cuidado com a linha, pois ela pode cortar a pele.

Depilação à lazer

Essa é a depilação definitiva. Ela costuma ter um preço mais elevado, justamente por evitar que os pelos cresçam novamente, mas há exceções.

Porém como é muito forte, há riscos de queimaduras e é preciso evitar contato direto com os raios solares nas primeiras horas, além da aplicação de hidratantes.

Mas na hora de fazer o procedimento a dermatologista responsável irá instruir sobre todos os cuidados.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais