Cuidados com a pele: Protetor em ambientes fechados, devo usar?

Todo mundo sabe que a melhor maneira de proteger a pele sob a exposição ao sol é fazer o uso de protetor solar. Mas em tempos onde permanecemos grande parte dos dias dentro de casa, devemos continuar fazendo o seu uso?

Pela lógica se não saímos de dentro de casa, não somos afetados pela radiação ultravioleta, mas o ideal é manter a proteção, nem que seja mínima pois estamos expostos pela radiação solar que atravessam as janelas e vidros, além da luz emitida por gadgets de nosso dia a dia.

Raios solares pela janela, quais as consequências?

Os raios ultravioleta A, também conhecido como raios UVA, podem atravessar as janelas e vidros, passando totalmente despercebidos, já que o fato de estarmos “protegidos” dentro de casa, acaba nos deixando mais relaxados quanto a esta situação.

Mas esses raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, ocasionando rugas e manchas. Eles são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Outro problema está com relação a radiação ultravioleta B, a UVB, que provoca vermelhidão e sensação de queimadura na pele. Essa radiação é mais forte entre o período das 10h às 16h.

A luz por si só, aquela que atravessa os vidros ou que é emitida por gadgets como celulares, computadores, TVs e outros, também podem ajudar no envelhecimento precoce, provocar manchas e até no desenvolvimento de câncer de pele.

Somando todas, elas acabam “ajudando” na produção de radicais livres, elementos que acabam danificando as células de nossa pele.

Aprenda a diminuir a flacidez da pele após os 50 anos!

Então devemos usar protetor solar em casa?

Segundo dermatologistas a resposta é sim, mesmo em ambientes fechados, desde que esteja exposto as luzes das janelas e vidros ou por períodos excessivos diante de telas, a recomendação é usar um filtro solar. Você precisa avaliar se em algum momento sai de casa para o quintal ou pra alguma área do condomínio, estando exposto diretamente aos raios solares.

Qual o fator de proteção solar (FPS) devemos usar em casa?

Avaliando o grau de exposição, quando considerado “normal”, o FPS deve ser 15 no mínimo. Mas para uma proteção diária relevante o ideal seria o tradicional FPS 30.

Protetores com FPS entre 15 e 30 oferecem uma proteção média contra a radiação UVB. Já protetores com fator entre 30 e 50 a garantia é alta. Mas há protetores com FPS acima dos 50, oferecendo a maior proteção contra os raios solares.

Porém é preciso levar em consideração a cor da pele. Quanto mais clara, maior deve ser o fator de proteção.

Já com relação ao preço, os protetores com FPS mais baixos são mais baratos. Mas mesmo que seja necessário usar um mais caro, eles costumam durar por um bom tempo.

Existem diferentes tipos de protetores, o mais indicado é levar em consideração o que seu dermatologista lhe falar. Antes de comprar um, leia todo o rótulo e conheça a fórmula e para que tipo de pele ele é indicado.

Dicas para a boa saúde da pele em casa

  • Caso fique em ambientes com alta iluminação (raios por janelas e vidros), passe o protetor diariamente no rosto;
  • Se tem o costume de ficar muito tempo de frente para uma tela, seja de computador, celular, tablet ou outro, é indicado também passar filtro solar, mas aqueles com cor, que acabam ficando evidente na pele, mas que são os melhores;
  • Caso fique exposto a luzes artificiais muito fortes, também passe protetor;
  • A proteção mínima deve ser de FPS 15. Porém se a incidência de luz é grande na maior parte do dia, o indicado é um FPS 30;
  • Em casa a recomendação é passar o protetor solar apenas no rosto, mas caso passe alguns minutos ao ar livre, seja em tarefas do dia a dia como estender roupas, o indicado é passar também em todas as partes do corpo que estiverem expostas a luz solar.
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais