Se você tem problemas de queda de cabelos, com certeza alguém já disse que isso pode ser decorrência do estresse. Mas o que os dias mais estressados tem a ver com os cabelos estarem caindo?
Hoje no Das Marias vamos falar um pouco mais sobre este assunto, ainda mais em um período como este que estamos vivendo, onde o isolamento social, medo, problemas financeiros e outros acabam contribuindo ainda mais para a queda dos fios.
Lembrando que nem toda queda de cabelo está ligada ao estresse. É indicado que você busque ajuda médica, principalmente de um dermatologista.
Cabelo x Estresse
O estresse é responsável por liberar adrenalina, cortisol, acelerar o coração e também a pressão arterial. Em alguns casos é preciso que isso ocorra, para poder enfrentar algumas situações, funcionando como um impulso.
Porém quando ele acaba sendo constante trás diversos problemas para a nossa saúde. O cortisol tem a função de controlar o índice glicêmico, estresse, pressão arterial e também melhorar o sistema imunológico, mas em excesso ele acaba trazendo problemas como a hipertensão, aumento de peso, diabetes e outros.
Aprendendo sobre isso, chegou a hora de relacionar o estresse com a queda de cabelo. Tanto os fios como as unhas, por serem elementos que crescem muito rápido em nosso corpo, há uma necessidade maior de energia.
O que é a tecnica Gua Sha e seus benefícios para a pele!
Como o corpo é uma máquina perfeita, a falta de nutrientes e o desequilíbrio hormonal, a tendência é que o organismo priorize setores vitais como o coração, cérebro, respiração e outros, deixando um pouco de lado o envio de energia para os fios.
Essa falta de energia ocasionada pelo estresse, acaba deixando os fios mais fracos e por este motivo a queda de cabelo é um sinal bem claro desta condição.
Como evitar a queda de cabelo
Para reverter esse quadro é preciso relaxar, buscar ações menos estressantes no dia a dia, praticar atividades físicas para liberar adrenalina e se alimentar muito bem, ou seja, de forma saudável.