Como cuidar melhor da saúde intestinal feminina?

Cuidar da saúde intestinal é fundamental para que todo o organismo esteja em harmonia.

Há estudos que comprovam que o sistema nervoso periférico (fora do cérebro) se conecta com o sistema nervoso entérico, responsável pela digestão, indo muito além dos alimentos, sentindo inclusive fatores externos.

E uma curiosidade bem interessante é que no intestino existem cerca de 100 milhões de neurônios, isso mesmo, assim como o cérebro, o nosso sistema digestivo também dependem deles para manter os órgãos em plena conexão.

Outra curiosidade é que ao menos 70% das células imunológicas de um ser humano se concentram no intestino.

E com relação às mulheres, a grande maioria tende a sofrer de constipação e isso afeta tudo, inclusive o humor.

Desordem

Quando o intestino passa por um trauma ou problemas de saúde, ocorre um fenômeno chamado disbiose. Isso ocorre quando há mais bactérias ruins do que as benéficas para o organismo.

Com isso há mais dificuldade na absorção de nutrientes, bem como uma maior absorção de toxinas pelo mal processamento, gerando problemas inflamatórios e baixando a sua imunidade.

Mas como cuidar da saúde intestinal?

Você precisa primeiro estar disposta a mudar algumas rotinas. Após essa consciência é possível melhorar em quesitos como:

1. Alimentação

Se alimentar bem não é comer exageradamente, mas sim manter a ingestão de alimentos benéficos e de forma equilibrada. É preciso sempre incluir fibra nas refeições, onde o simples fato de incluir uma laranja com bagaço em sua rotina já trás grandes benefícios.

Sempre tenha um prato colorido, com muitos vegetais. Um ser humano adulto precisa de no mínimo 20g de fibras diariamente.

Cereais integrais e sementes como a chia, gergelim, linhaça e outros também são importantes.

Evite alimentos processados, ricos em açúcar e cuidado com os exageros. Não tem problema ingerir um docinho após o almoço, mas para por aí ok!?

Pontas Duplas: Como evitar?

2. Exercícios

Quando o sangue é bombeado pelo corpo, o mesmo trabalha melhor. Fazer ao menos 30 minutos de caminhada todos os dias é fundamental para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

“Quem quer da um jeito, quem não quer uma desculpa…” 30 minutos é provavelmente o que você gasta em um momento de distração no celular.

Se você não gosta de caminhar, que tal dançar? Quatro ou cinco coreografias ao som que você mais gosta é o suficiente para manter o organismo em bom funcionamento.

3. Durma bem

O ser humano necessita de ao menos 8h de sono diária. Na correria do dia a dia, acabamos estendendo um pouco mais o trabalho pela madrugada, mas a hora de acordar é sempre a mesma.

Não adianta nada trabalhar e não ter saúde. Pense mais em você.

O sono é muito valioso e a falta dele pode desencadear uma série de problemas.

4. Beba água

Quatro copos de 500ml de água é o suficiente por dia. Tome um pela manhã, dois durante o dia e um a noite. É claro que esta é apenas uma sugestão para quem não tem o costume de beber água, mas a quantidade pode sim ser um pouco maior.

A água é vida e o seu corpo é 70% esse elemento. Com relação a saúde intestinal, ela é a responsável por lubrificar as paredes intestinais, auxiliar na movimentação fecal e também se alinhar a outros elementos como as fibras.

Tomar o mínimo de água diariamente trará benefícios além do intestino. Sua pele ficará melhor, seus cabelos, unhas e todo o seu corpo.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais