Cinco mitos sobre câncer de mama que você precisa saber

O que não é nenhum mito é que o câncer de mama é o número 1 nos que causam a morte de mulheres no Brasil. Essa informação é do próprio Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Todos os anos são mais de 60 mil novos casos, onde há uma grande variação de suas causas, não podendo ser específico para todas as mulheres. Mas estudos apontam que o sedentarismo, excesso de álcool, tabagismo e idade mais avançada (acima dos 50 anos), são os fatores mais comuns.

Um dos grandes problemas sobre a doença é a desinformação também, onde há diversos mitos sobre essa condição. Por isso hoje estaremos falando sobre cinco dos principais.

Mitos sobre o câncer de mama

Confira cinco dos mitos mais falados no país:

1. Desodorantes com sais de alumínio ajudam a desenvolver tumores

Não há qualquer comprovação de que os sais de alumínio possam causar qualquer tumor na região. O mito consiste em que ele seria o responsável por entupir os poros, impedir que a pele respire, o que levaria ao problema.

Muitos acreditam nisso porque os tumores aparecem na parte superior dos seios, próximo as axilas, o que da mais ênfase para o mito.

O gel formado pelo produto em contato com a pele para a proteção contra o suor excessivo é temporário, então mesmo que realmente “entupisse” os poros, isso seria por pouco tempo.

O mito que desodorante aerossol faz mal ao meio ambiente!

2. Só quem tem histórico familiar desenvolve câncer de mama

Esse é outro mito que impede de muitas mulheres fazer o exame preventivo e descobrir o câncer a tempo. Estudos concluíram de que 90% dos cânceres não dependem de fatores genéticos.

E nestes 10% para totalizar o assunto, isso depende da idade em que os tumores apareceram. Muitos acreditam que o câncer da avó, por exemplo, pode ser hereditário, mas ela pode ter desenvolvido esse problema em idade avançada, não tendo qualquer ligação hereditária.

Levar uma vida sedentária, com alto consumo de álcool e cigarro é muito mais perigoso do qualquer fator genético.

3. Bater os seios é o que causa câncer

Isso é mito muito comum. Claro que ficar dando pancadas rotineiras nos seios podem causar problemas, mas na maioria das vezes não passa de algo temporário.

Dependendo do grau da pancada, você pode sim desenvolver um caroço nas mamas, pois é possível que algumas fibras musculares na região se rompam durante a pancada. Mas isso com o tempo se cura, porém é necessário fazer acompanhamento médico.

4. Sutiã apertado causa câncer

É claro que um sutiã apertado causa um grande desconforto. E sim, ele pode causar uma inflamação nas glândulas mamárias, pois é uma área muito sensível para ficar pressionada o dia todo.

Mas isso não é motivo o suficiente para causar qualquer tipo de câncer. São diversos outros fatores que podem levar a essa condição.

5. Fiz o autoexame, não preciso de mamografia

Um erro muito comum, principalmente entre mulheres acima dos 40 anos é achar que o autoexame é o suficiente, dispensando a mamografia.

O autoexame não é nada eficaz na hora de detectar tumores em fases iniciais.

Antes dos 40 anos o corpo clínico recomenda apenas o autoexame, já que mulheres nesta faixa etária estão muito menos sujeitas a desenvolver o câncer, mas nada impede delas fazerem a mamografia anualmente também.

Agora a partir dos 40 o mais indicado é fazer o exame clínico, justamente para identificar qualquer problema nas fases iniciais.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

[gs_faq id=”517″]

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais