Você sabia que o suor não cheira mal? Ele nada mais é do que a regularização da temperatura corporal através da eliminação de ácidos, sais minerais, ureia, cloreto de sódio e outros elementos pelas glândulas apócrinas e écrinas.
E tudo isso não possui um cheiro forte, o problema está quando as bactérias presentes nas axilas acabam se alimentando desta substância e ao metabolizar, acabam liberando gases como o ácido isovalérico e o metanotiol, esses sim com um odor nada agradável.
Mas usar elementos que acabem com essas bactérias não é a solução, pois elas contam com a função de proteger a pele, evitando alergias e irritações.
Esse problema de mau odor forte nas axilas é conhecido como bromidrose e hoje no Das Marias iremos falar um pouco mais sobre ele.
Efeito panda: Olheiras aumentam na quarentena.
Principais causas da bromidrose
Além da eliminação de gases pelas bactérias, ações do nosso dia a dia também podem influenciar no mau cheiro do suor.
O consumo de alimentos como a cebola, alho, álcool e outros mais temperados contribuem para o mau cheiro.
Outras ações como o uso de determinados medicamentos ou a falta de higiene em regiões como as axilas e virilha também podem fornecer “combustível” para odores desagradáveis.
Tratamento
O melhor tratamento deve ser indicado por seu dermatologista, já que cada pele reage de maneira diferente as mais variadas situações.
Mas o tratamento da bromidrose consiste em amenizar os efeitos das bactérias nas axilas.
Sempre mantenha a pele limpa e seca, use desodorante antitranspirante e sempre que possível troque a roupa que esteja em contato direto com a região.
Os desodorantes antitranspirantes funcionam como antissépticos, combatendo apenas as bactérias causadoras do mau cheiro e também graças ao cloridróxido de alumínio, acaba criando uma camada protetora que se parece com um gel.
Essa película diminui a incidência de suor, onde a pele permanecendo seca as bactérias não podem metabolizar nada e o mau odor deixa de existir.
Roupas de fibras naturais
Para evitar o suor excessivo opte sempre por roupas com tecidos feitos em fibras naturais como o algodão, linho, seda e outros. Tecidos sintéticos não permitem que a pele respire e então o suor será ainda maior.