Se os seus cabelos estão com a saúde debilitada, ou seja, estão fracos, danificados, ressecados, quebrando facilmente ou outros sintomas, talvez seja a hora de fazer uma aplicação de óleo de rícino.
Para quem desconhece dos benefícios deste óleo, hoje no Das Marias nós estaremos falando um pouco mais sobre este importante produto para a saúde capilar.
O que é o óleo de rícino?
Este é um óleo extraído das sementes de mamona, uma planta bem tradicional no Brasil. As sementes dos “frutos” da mamona contam com até 50% de óleo em sua composição.
Apesar de ser um fruto e semente tóxico, o óleo extraído é rico em ricinoleico, um elemento não tóxico e com grande potencial antioxidante e anti inflamatório, ótimo para os cabelos.
A partir daí, muitas indústrias fazem o uso do óleo de rícino para tratar:
- Acne;
- Queda de cabelo;
- Enxaqueca;
- Queimaduras por raios UV;
- Inflamações;
- Infecções por fungos;
- Distúrbios no ciclo menstrual;
- E outros.
Benefícios do óleo de rícino
Para a pele o óleo de rícino conta com uma boa hidratação, além de estimular a produção de elastina e colágeno, muito usado para prevenir linhas de expressão.
É benéfico contra verrugas, acne, ressecamento, dermatites e outros.
Já para os cabelos que é o assunto principal de hoje, ele tem benefícios como:
- Fortalecimento dos fios;
- Evita a quebra;
- Ajuda no combate a queda dos cabelos;
- Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo;
- Conta com propriedades anti bacterianas;
- Ajudam no crescimento graças a vitamina E e minerais;
- Contribui para efeitos contra a calvície;
- Reduz a caspa;
- Hidrata os fios;
- Entre outros.
Principais sinais de que seu cabelo não está saudável.
Hidratando os cabelos com óleo de rícino
O óleo de rícino é muito usado para trazer mais saúde para os cabelos, mas saiba que ele também pode ser aplicado para hidratar os cabelos, condicioná-los e prevenir pontas duplas.
Quem faz o famoso cronograma capilar pode se beneficiar do óleo na fase de nutrição. Basta fazer uma mistura do seu creme hidratante para cabelos, com um pouquinho de óleo de rícino.
A proporção pode ser duas colheres (sopa) de creme com uma colher (chá) de óleo.
Depois é só passar nos cabelos úmidos que foram lavados com shampoo. Deixe nos cabelos por 30 minutos para que seus benefícios penetrem nos cabelos e pronto, enxague com água em abundância.
Há quem trate pontas duplas fazendo uma mistura de óleo de coco com óleo de rícino. Aplique nas pontas do cabelo, nunca no couro cabeludo e deixe agir por pelo menos uma hora e enxague.
O mais indicado é evitar a aplicação pura do óleo nos fios e em qualquer outra área.