Axilas escuras: Quais são as suas principais causas?
O problema de axilas escuras é muito mais comum do que você pode pensar, o que acontece é que muitas acabam escondendo-o, mesmo em dias de muito calor em nosso país tropical.
As manchas escuras na área das axilas são chamadas de hipercromia, onde entre as suas principais causas está o atrito constante das partes. O mesmo acontece na região da virilha, onde o contato entre as coxas também causam manchas escuras na maior parte dos casos.
Mas o toque entre as peles pode ser agravado dependendo do tipo de tecido de sua roupa.
Tire suas principais dúvidas sobre BB Cream!
Outras causas comuns para axilas escuras
Apesar do contato constante ser uma das causas mais comuns, existem outros fatores que também contribuem para esse fato. Entre eles estão:
1. Genética
Há pessoas que por conta da herança genética tenham maior disposição a desenvolver a hipercromia. Descendentes de orientais e africanos de modo geral podem estar sujeitos a aparição de manchas na pele e não só nas axilas.
2. Foliculites
As foliculites, que nada mais é do que uma inflamação nos folículos plilosos, poro de nascimento dos pelos nas axilas. Esses locais podem sofrer com o encravamento de pelos e também ações de fungos e bactérias.
Durante a inflamação através de um destes fatores, a região acaba ficando escura. E isso também pode ocorrer nas áreas das coxas, virilhas e até mesmo na cabeça, além das axilas.
3. Atrito dos sintéticos
Tecidos naturais feitos de linho, algodão ou seda, permitem que a pele respire e também que o atrito seja menor em certas áreas. Mas o uso de fibras sintéticas, pode contribuir e muito para o desenvolvimento de hipercromia, principalmente nas áreas das axilas.
4. Depilação
A depilação com lâminas e/ou cera quente podem desenvolver ou agravar a hipercromia. As manchas podem ocorrer a partir do momento do processo de cicatrização, cera quente, ou por conta dos pelos encravarem após o uso de lâmina de barbear.
5. Desodorantes
Para quem é alérgico, os desodorantes com corantes, parabenos e/ou álcool em sua fórmula podem contribuir para o aparecimento de manchas nestas regiões.
O mais indicado para evitar que as axilas fiquem escuras são aqueles sem fragrância, ou seja, onde a finalidade seja apenas evitar o suor excessivo.
No mesmo sentido, é preferível que a higienização da área seja feita apenas com água e sabão neutro. O uso de perfumes, cremes e outros pode agravar os sintomas.
Tratando a hipercromia, axilas escuras
Existem hoje no mercado desodorantes com hidratantes na fórmula. Essa pode ser uma boa opção para prevenir o aparecimento de manchas.
Mas o mais indicado é seguir as orientações de seu dermatologista. Ele pode avaliar as causas e qual o melhor produto para o seu tipo de pele.
Quem prefere fazer receitas caseiras, saiba que o bicarbonato de sódio, um dos principais ingredientes nestas receitas acaba mudando o pH da pele e dependendo de quem estiver fazendo o seu uso, pode desenvolver alergias na região.
Ingredientes caseiros que podem melhorar os problemas são aloe vera, camomila e amido de milho. Eles tem a função de acalmar a pele, diminuindo irritações, mas não podem clarear a pele. Nestes casos é indicado o uso do creme ideal para sua pele, indicado por seu dermatologista.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.